- Noticias

Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida com Certificação de Qualidade

O Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida (CIRMA), do Hospital Garcia de Orta (HGO), obteve certificação segundo a Norma ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade, pela entidade certificadora SGS ICS- Serviços Internacionais de Certificação, nas atividades de Consulta de Apoio à Fertilidade; Inseminação Artificial Conjugal; Fertilização in Vitro com ou sem ICSI; Criopreservação de Embriões e Esperma e Transferência de Embriões.
Até 2015 nasceram cerca de 300 crianças resultantes da orientação diagnóstica e dos tra-tamentos realizados no CIRMA-HGO.
O CIRMA-HGO é uma unidade integrada de assistência ao casal no âmbito da Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida, tendo como objetivo principal identificar, apoiar e orientar os casais com dificuldade em obter uma gravidez.
Está inserido na rede nacional de cuidados em infertilidade (nível III, cuidados hospitalares de segunda li-nha) e é o único centro público a sul do País autorizado a ministrar técnicas de procriação medicamente assistida abrangendo principalmente as populações do distrito de Setúbal, Alentejo e Algarve.
O CIRMA-HGO encontra-se em funcionamento desde Junho de 2010, oferecendo tratamentos de 1ª linha – inseminação artificial conjugal (IAC). A partir de Julho de 2011, passou a realizar também tratamentos de 2ª linha -fertilização in vitro (FIV) e microinjeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI) com espermato-zóides do ejaculado ou de biópsia testicular, com ou sem criopreservação de gâmetas e embriões.
Em 2015 iniciou a Preservação de Fertilidade feminina, em situações clínicas gonadotóxicas (ex: oncológi-cas) ou outras, com criopreservação de ovócitos, complementando desta forma a preservação masculina, com criopreservação de espermatozóides.