- Noticias

Projeto ProCold – eficiência energética no setor do frio profissional e comercial

O projeto europeu ProCold, financiado ao abrigo do Horizonte 2020, tem como alvo os aparelhos normalizados plug-in, usados para refrigerar ou congelar as comidas e bebidas disponibilizadas aos consumidores finais em ambientes diversificados.
A iniciativa surge 20 anos após a introdução, pela União Europeia, da etiqueta de eficiência energética para aparelhos de refrigeração para uso doméstico. O projeto conta com oito países participantes (Alemanha, Áustria, França, Itália, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça). Em Portugal, o interface será feito através da Quercus.
Tendo em conta as atuais diferenças entre o consumo energético de modelos com as mesmas funcionalidades, a escolha dos equipamentos mais eficientes pode resultar em poupanças entre os 30 e os 50 por cento.
Neste cenário, o projeto ProCold foi concebido para dar apoio, em cada fase, aos atores do mercado profissional e comercial.
As atividades a desenvolver no âmbito do ProCold incluem a listagem dos modelos mais eficientes. Depois de pedidos os dados energéticos aos fabricantes e fornecedores, medidos segundo normas de medição comparáveis, serão publicadas listagens de produtos em www.topten.pt e www.topten.eu. As listagens serão atualizadas regularmente. Os parceiros do projeto irão também reunir com atores de mercado, a nível europeu e nacional, nos oito países participantes. Pretende-se, com estas ações, um efeito multiplicador de mudança de práticas no mercado. Serão também efetuados testes e será dado destaque aos produtos energeticamente mais eficientes. Estão previstas atividades de divulgação e comunicação dos resultados junto de decisores políticos e imprensa especializada.
www.pro-cold.eu