- Noticias

Universidade do Porto premiada no âmbito dos Food and Nutrition Awards

O Projeto Nutriciência – jogar, cozinhar, aprender, inserido no Programa Iniciativas em Saúde Pública (PT06) e financiado pelos EEA Grants, foi o vencedor, na categoria de Educação Ambiental, do Food and Nutrition Awards, uma iniciativa da consultora GCI que pretende contribuir para o reforço da relevância das ciências da nutrição e alimentação e o seu impacto na saúde, além de promover as boas práticas na área.
O projeto Nutriciência visou avaliar o impacto de uma intervenção web-based na literacia nutricional em famílias de crianças em idade pré-escolar, através de uma dinâmica de gamificação, que envolveu crianças dos 3 aos 5 anos, bem como com as respetivas famílias e educadores.
Os participantes no projeto formaram uma comunidade online assente numa plataforma interativa digital fechada onde eram partilhados materiais multimédia diversificados sobre nutrição e alimentação, e por outro lado existia possibilidade de participação através da partilha de conteúdos e da interação num fórum.
Adicionalmente, o projeto incluiu um Curso Online sobre Nutrição e Alimentação para os educadores.
O Nutriciência promoveu, especificamente, o aumento do consumo de hortofrutícolas e a diminuição da ingestão de sal e de açúcar, áreas consideradas prioritárias pela Organização Mundial da Saúde.
O Nutriciência envolveu diretamente cerca de 2500 crianças e 2000 famílias.
Na categoria de Investigação e Desenvolvimento, o galardão foi atribuído ao laboratório Ibérico de Nanotecnologia pelo projeto GeLife. A finalidade deste projeto é desenvolver oleogéis para a substituição de gorduras saturadas e tipo trans em alimentos, como forma de melhorar o seu perfil, possibilitando assim a melhoria da saúde dos consumidores.
O GeLife permitirá, assim, ao consumidor usufruir de produtos alimentares mais saudáveis, através da redução concreta da gordura saturadas e trans, e pela incorporação de compostos bioativos.
Desenvolvida em 2014, esta tecnologia encontra-se em fase de validação em produtos cárneos. Os testes realizados à escala piloto apresentaram resultados positivos e mostraram que esta tecnologia é passível de aumento de escala e pode ser utilizada a nível industrial.
Na vertente produto Inovação, o prémio foi atribuído à Cerealis – Produtos Alimentares, pelo projeto Cereais Nacional + Linha Fruut. No âmbito do projeto Cereais Nacional + Linha Fruut, as duas marcas portuguesas Nacional e Fruut juntaram-se para criar um cereal de pequeno-almoço nutricionalmente rico e muito saboroso, com características diferenciadoras.
Na categoria da Sustentabilidade Alimentar o prémio coube ao Modelo Continente Hipermercados pelo projeto “Transformar-te”, uma ideia que assenta em três eixos de atuação:

  1. Redução do desperdício triando e reembalando produtos, acelerando o escoamento dos mesmos em fim de vida, através de ações de Happy-hour e processos de depreciação (comunicando de forma clara a aproximação do fim da validade).
  2. “Reutilização” de produtos comercialmente desvalorizados, que cumprem todos os requisitos de qualidade, em caterings internos, nas áreas sociais lojas, ou através de doações a centenas de instituições de solidariedade, através da Missão Continente.
  3. Prolongamento da vida de produtos através da reciclagem ou transformação em novos produtos, numa lógica de economia circular, como é o caso dos doces e chutneys produzidos de excedentes de frutas e legumes.

O ITAU foi também distinguido no âmbito dos Food and Nutrition Awards, com uma menção honrosa, pelo projeto “Itau educa com a Nutri Ventures”. Desenvolvido no ano letivo 2016/2017 e realizado em 6 Agrupamentos de escolas do Município de Valongo (ensino pré-escolar e 1º Ciclo) e no Colégio de Gaia, o projeto visou envolver e sensibilizar as crianças, comunidade escolar e familiares para assumirem o compromisso de uma alimentação saudável.
As atividades realizadas tiveram como principais objetivos a redução do consumo de sal e açúcar simples e o aumento do consumo de proteína de origem vegetal, através de distribuição de materiais pedagógicos, nomeadamente de livros mensais colecionáveis, numa caderneta personalizada. O conteúdo educativo é transmitido pelos heróis da Nutriventures em banda desenhada exclusiva e em atividades “feitas à medida”, num total de 10 edições.
foodandnutritionawards.pt/candidaturas/vencedores-17