- Noticias

Aprovada Estratégia para o Turismo 2027

A Estratégia para o Turismo 2027 foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 134/2017.
Esta aprovação segue-se a um ano (2016) em que o turismo registou números recorde na economia nacional, com 12,7 mil milhões de euros de receitas, tendo representado 16,7 por cento das exportações de bens e serviços.
Apesar dos resultados, o executivo entende que importa garantir a sustentabilidade da atividade e a valorização dos recursos naturais do país.
A discussão pública desta Estratégia foi lançada em maio de 2016, tendo sido auscultados cinco mercados estratégicos que concentram a maioria da procura turística externa – Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Brasil. Destes encontros resultou um conjunto de conclusões relativo a aspetos positivos, como as pessoas/hospitalidade, a segurança ou a diversidade da oferta, e também a aspetos a melhorar, como a falta de recursos humanos qualificados, a falta de informação ou a coordenação entre regiões turísticas.
Para os próximos 10 anos, pretende-se fazer de Portugal um destino sustentável, um território coeso, com uma procura mais homogénea, um destino inovador e competitivo e onde o trabalho é valorizado, investindo nas pessoas e nas suas qualificações, e tornar o país um destino para visitar mas também para investir.
São apresentadas metas em termos de número de dormidas e de valor de receitas mas também em relação às qualificações dos trabalhadores e à satisfação dos residentes, com uma integração positiva do turismo nas populações.