- Noticias

Oncologia do Barreiro Montijo com certificação renovada

A Unidade de Oncologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), que engloba a área de internamento e ambulatório (Consulta Externa e Hospital de Dia), renovou a sua certificação pela Direção-Geral da Saúde (DGS) até 2021.

A certificação está em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde português, por ser considerado o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido.

Para a responsável da Unidade de Oncologia, Ana Teresa Xavier, citada pelo Portal da Saúde, esta certificação significa «um reconhecimento do trabalho e empenho dos profissionais da unidade que procuram prestar cuidados de saúde de qualidade, bem como a estreita colaboração com outros serviços do Centro Hospitalar».

Relativamente a desafios futuros, a responsável da unidade acrescenta que «como o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido se integra na missão e valores do CHBM, pretendemos continuar a desenvolver esforços para nos candidatarmos ao nível seguinte, atingindo o Muito Bom.»

A Unidade de Oncologia encontra-se certificada desde outubro de 2016, com o nível Bom. Ao longo de 2018 realizou mais de 12 mil consultas, perto de 5 mil sessões de Hospital de Dia e assistiu em internamento cerca de 320 doentes.