- Noticias

91 milhões de investimento em 10 hospitais

Dez hospitais vão beneficiar de 91 milhões de euros de investimento ao longo dos próximos três anos, sendo que uma parte desse financiamento é oriunda de fundos comunitários.

De acordo com o Programa de Investimentos na Área da Saúde (PIAS), aprovado em Conselho de Ministros, pretende-se alavancar o investimento, a recuperação e a melhoria de infraestruturas e equipamentos do setor da saúde. Em simultâneo, é assegurada a melhoria da rede e a expansão da atual capacidade instalada do Serviço Nacional de Saúde.

O PIAS é financiado por verbas do Orçamento de Estado (69,3 milhões de euros) e, sempre que aplicável, por fundos europeus (21,3 milhões de euros), repartidos por 2019, 2020 e 2021.

Entre os investimentos previstos encontram-se a aquisição de aceleradores lineares para radioterapia, a requalificação de instalações e equipamentos e projetos com vista à eficiência energética. Caberá aos hospitais realizar as ações necessárias à concretização célere destes investimentos.

Beneficiam do investimento os hospitais o Centro Hospitalar Tondela/Viseu, o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, o Centro Hospitalar Póvoa Varzim/ Vila do Conde, o Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro, o Centro Hospitalar do Médio Ave, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o Centro Hospitalar de Setúbal, o IPO de Coimbra e o Hospital das Forças Armadas.