- Publicações

A edição nº 16 da revista “Hotelaria & Saúde” já se encontra disponível!

Esta edição conta com diversos artigos sobre as áreas core da hotelaria hospitalar. Contudo, não podemos deixar de destacar dois deles:

 · Um primeiro, que decorre de um desafio lançado pela Direção da Hotelaria & Saúde a gestores de topo de instituições hospitalares nacionais, designadamente Presidentes de Conselhos de Administração, tendo em vista incorporar a sua visão sobre o papel da Gestão Hoteleira na instituição que lideram. Nesse sentido, convidamos o Dr. Pedro Lopes, Presidente do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) e a Drª Sandra Olim, responsável pelo Serviço de Gestão Hoteleira do CHBM, para escreverem o primeiro artigo dedicado a esta nova temática: “Serviço de Gestão Hoteleira do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE: quais os compromissos”;

· Um segundo, bastante interessante, permitam-me desde já afirmar, na medida em que é fruto de uma experiência vivenciada nos últimos 7 anos pelo Diretor do Serviço de Operações Hoteleiras do Centro Hospitalar Universitário de São João, Dr. André Sardinha: Três dificuldades da gestão hospitalar”: A falta de orientação estratégica, a complexidade da lei vigente e o modelo de financiamento.

Para além disso, nesta edição podemos contar com uma entrevista ao Dr. Luís Pisco, atual Presidente da Administração Regional e Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O Dr. José Carlos do IPO do Porto, “colunista” regular da H&S, aborda um tema da maior importância, o ensino da hotelaria hospitalar, e nessa medida deixa um desafio no ar: a criação de uma pós-graduação em gestão hoteleira hospitalar.

Na área da higienização e limpeza, o Dr. Paulo André Fernandes e as senhoras enfermeiras do GCL_PPCRA do Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo, abordam a o processo de limpeza e higienização do CHBM.

Na área dos Resíduos Hospitalares, a Eng.ª Ana Teresa Santos, aborda o tema das potencialidades e dos desafios da gestão de resíduos na Gestão Hospitalar, nomeadamente no papel que a APHH poderá vir a desempenhar no âmbito do Plano Estratégico de Resíduos Não Urbanos (APA).

A Dr.ª Ana Isabel Guerreiro (ACSS), fala-nos sobre algumas das medidas, já implementadas ou em desenvolvimento, na área da Saúde no que respeita à Economia Circular e, na mesma linha, a Eng.ª Maria José Carvalho, responsável pela Agenda para a Sustentabilidade e Economia Circular do CITEVE, fala-nos sobre a circularidade na economia têxtil.

Numa vertente mais académica, a Profª. Sílvia Lopes e Dr.ª Teresa Magalhães da ENSP, escrevem sobre hotelaria e avaliação do desempenho hospitalar.”

Pode visitar o site da Revista Hotelaria e Saúde aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *