- Publicações

Edição nº 17 da revista Hotelaria & Saúde

Já se encontra disponível a edição nº 17 da revista Hotelaria & Saúde.

Saúde & Hotelaria – Edição nº 17
Editorial (Alexandre Duarte)

O presente editorial é escrito, ainda, em contexto de estado de calamidade nacional, fruto do surto de COVID-19 que atingiu o país e o planeta de forma súbita e violenta, com consequências devastadoras para inúmeras famílias, empresas, economias e setores de atividade, incluindo, naturalmente e em primeira linha o setor da saúde e particularmente os hospitais do SNS.

Atenta a esta realidade, a APHH junta-se a todos aqueles que, de uma maneira ou outra, têm vindo a prestar homenagem e a agradecer a todos os profissionais de saúde, mas não só, pelo trabalho desempenhado nas últimas semanas no combate a esta pandemia. Sem o esforço de todos, e nesta categoria, incluímos toda a população civil que, globalmente, soube estar à altura das circunstâncias. A todos o nosso agradecimento.

Quanto a esta edição, destacamos a entrevista ao Doutor Miguel Ángel Herrera, presidente da AEHH (Associación Española de Hostelería Hospitlaria) desde 2016 e na qual foram levantadas diversas questões, tais como o futuro da AEHH, o atual momento da hotelaria hospitalar na Europa e a nível mundial, a excelência das prestações hoteleiras, o perfil e a qualificação dos profissionais hoteleiros e a sua importância na prestação de cuidados de saúde, o papel dos facillty services, entre outros.

Fruto do COVID_19, esta edição conta com alguns artigos relacionados com esta temática, seja na perspetiva da limpeza ou da nutrição e alimentação em ambiente hospitalar, nomeadamente:

  • Os desafios da limpeza hospitalar e os 4 passos em que deve assentar um processo estruturado de limpeza, por Cláudia Monteiro, gestora de clientes do setor da saúde hospitalar, da Diversey Portugal;
  • Limpeza em ambiente hospitalar e as respostas que um procedimento/plano de higienização deve evidenciar, por Flávia Freitas, Diretora do Departamento de Qualidade, Ambiente e Segurança da Euromex Facility Services;
  • Nutrição e alimentação em meio hospitalar, um desafio em tempos de pandemia COVID-19, por Verónica Túbal, nutricionista do Serviço de Alimentação da ULSBA, que nos fala sobre o que, em termos práticos, mudou no funcionamento dos Serviços de Nutrição, em particular nos hospitais do SNS.

Esta edição conta ainda, entre outras matérias, com mais dois artigos escritos pelo Dr. José Carlos Santos, Diretor do Serviço de Gestão Hoteleira do IPO do Porto:

  • Avaliação pelos colaboradores, um sistema através do qual os membros de uma equipa podem pronunciar-se sobre o desempenho de quem dirige;
  • Subsídios para a elaboração de cadernos de encargos, ao abrigo do qual são traçados uma série de considerandos que habitualmente são, ou devem ser, levados em consideração na elaboração dos cadernos de encargos.

Finalmente, aproveitamos para informar que em virtude da pandemia COVID-19, a Direção da APHH decidiu cancelar as IX Jornadas de Hotelaria Hospitalar, previstas para junho de 2019.


Mantenha-se informado e atualizado. Consulte a nossa página eletrónica em aphh.pt.


Um forte abraço!
Alexandre Duarte