- Noticias

4º Congresso Internacional dos Hospitais

Vai decorrer nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Lisboa, mais uma edição do Congresso dos Hospitais. O evento organizado pela  APDH  tem este ano como tema de destaque o “Envelhecimento e Saúde: Desafios Em Tempos De Mudança”.
Os cortes na saúde têm acontecido um pouco por toda a Europa,  tendo sido o foco das agendas nacionais e internacionais de instituições como a Organização Mundial de Saúde, a European Hospital and Healthcare Federation (HOPE), a União Europeia, entre muitas outras.
Em discussão estão questões como o atual desequilíbrio entre a oferta e a procura dos cuidados de saúde, o qual poderá desenvolver-se e persistir no futuro, tornando urgente o debate sobre novas formas de planeamento dos seus recursos humanos, com vista a uma maior eficiência. Devendo, ainda, ser analisado o recente fenómeno da mobilidade dos utentes no espaço comunitário, o qual terá certamente um impacto na capacidade de ajustamento da oferta e da procura e na sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde, em alguns países.
De acordo com a direção da APDH, o objetivo do congresso é “proporcionar uma análise plural e prospetiva sobre o impacto do envelhecimento dos doentes e dos profissionais e quais os desafios futuros para os hospitais e serviços de saúde, considerando o sistema a um nível macro e micro em termos da sua sustentabilidade, organização da prestação dos cuidados de saúde, dos recursos humanos e da qualidade e segurança do doente.”
A análise deve basear-se na evolução verificada em Portugal e na evidência de outros países, aliada à problemática do envelhecimento da população, ao crescente aumento das doenças crónicas e de evolução prolongada e ao desenvolvimento das tecnologias da informação e biomédicas.
O congresso destina-se a Dirigentes da Saúde; Médicos; Enfermeiros; Administradores Hospitalares; Técnicos de Saúde e outros Profissionais de áreas afins; Docentes universitários com interesses na área da Saúde; Investigadores; Estudantes de licenciaturas e pós-graduações em Ciências da Saúde; Representantes da Indústria Farmacêutica e das Tecnologias da Saúde.
http://www.apdh.pt