- Noticias

Segurança dos Doentes – Uma abordagem prática

O exercício da medicina é hoje de uma enorme complexidade, sendo praticada no seio de organizações, por equipas multidisciplinares onde se cruzam saberes, competências, carreiras, hierarquias e interesses muito diferentes. As pressões por resultados não param de aumentar, por parte dos indivíduos, da sociedade ou de entidades reguladoras, num ambiente de exigência, de burocracia e de litigação, até há pouco estranhos à arte e à ciência hipocrática de tratar os doentes.
O doente está no centro da prestação de cuidados e não surpreende, assim, que o tema patient safety se tenha tornado tão atual. As complicações em medicina são inevitáveis mas podem ser largamente prevenidas e mitigadas por uma abordagem organizacional centrada na modificação dos métodos de trabalho, focada num maior controlo de processos e de resultados e numa mais correta gestão das equipas. Este novo paradigma permitirá poupar vidas, reduzirá custos, promoverá confiança e conduzirá a uma maior satisfação dos doentes.
Esta obra fornece uma abordagem prática e interdisciplinar – quer ao nível da prestação direta, quer na vertente da gestão organizacional – a todos quantos pretendam melhorar a segurança dos doentes a seu cargo.
Começando por abordar a teoria sistémica dos acidentes, o livro refere os tipos de eventos mais comuns na prática dos cuidados de saúde, bem como evitá-los. Descreve as medidas reativas, em caso de acidente, e sugere medidas proativas, nomeadamente a liderança de uma cultura de segurança e a correta gestão das equipas. Trata ainda das interfaces social e legal dos eventos adversos, ou seja, demonstra como pôr em prática um sistema de segurança hospitalar.
Sendo a segurança dos doentes um tema transversal, esta obra interessará, por certo, a médicos, a enfermeiros e a técnicos, mas também a gestores e a decisores em saúde.
www.engebook.com