- Noticias

Dieta com pouca gordura saturada ajuda a reduzir fadiga associada à esclerose múltipla

Um grupo de pessoas com esclerose múltipla que, durante um ano, seguiu uma dieta com muito pouca gordura saturada revelou muito menos fadiga associada à doença no final desse ano e significativamente menos fadiga do que um grupo de controlo que não seguiu a dieta, concluiu um estudo da Universidade de Oregon.
Trata-se do primeiro estudo que examina os potenciais benefícios de uma dieta baixa em gorduras para os problemas associados à esclerose múltipla. Não foram encontradas diferenças significativas a nível de lesões cerebrais ou outros indicadores.
O estudo investigou os efeitos da aplicação da chamada dieta McDougall, concebida por John McDougall, e que não inclui carne, peixe ou produtos lácteos.
O estudo, iniciado em 2008, avaliou os efeitos da dieta na forma mais comum de esclerose múltipla, ou seja, a remitente-recorrente, caracterizada por surtos seguidos de períodos de melhoria.
As pessoas que seguiram a dieta perderam mais peso do que as que integravam o grupo de controlo e apresentavam níveis de colesterol mais baixos. O preenchimento de um questionário revelou também que o primeiro grupo apresentou melhores resultados no tocante à qualidade de vida.
Mais informação aqui.