- Noticias

IPO de Lisboa e CHLN celebram protocolo para meios complementares de diagnóstico e medicina nuclear

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa e o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) celebraram um protocolo, a 16 de dezembro, que visa a colaboração para a área dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica de Medicina Nuclear.
Com a assinatura do protocolo os doentes acompanhados no CHLN irão realizar exames na área da Medicina Nuclear, com especial destaque para os PET-TC, no IPO de Lisboa.
Na Unidade de PET-TC realizam-se exames de diagnóstico com recurso à Tomografia por Emissão de Positrões, um equipamento de Medicina Nuclear, não invasivo e indolor, que utiliza moléculas com componente radioativo. Através deste tipo de exame é possível detetar e localizar lesões oncológicas, auxiliando o diagnóstico e a escolha de terapêutica futura. Este exame também se realiza nas especialidades de cardiologia e neurologia.
Este equipamento apresenta, segundo o que se pode ler no Portal da Saúde, uma melhor tecnologia, mais sensível com uma melhor resolução, permitindo ainda a redução da duração do exame para menos de metade.