- Noticias

Hospital Garcia de Orta vence Prémio de Boas Práticas em Saúde

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia de Orta (HGO) venceu a 10ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, atribuído pela APDH – Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, em associação com a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).
O anúncio foi feito a 24 de novembro, durante a sessão de abertura do 6º Congresso dos Hospitais, que teve lugar em Lisboa. Para Joaquim Ferro, presidente do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, trata-se de um “prémio merecido, que representa a dedicação dos profissionais”. O HGO é o primeiro hospital a implementar a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), destinada ao tratamento de doentes agudos e promete partilhar a experiência com as restantes unidades, para que possa ser replicada.
O projeto “Uso ótimo de sangue”, do Centro Hospitalar de São João (Porto) mereceu uma Menção Honrosa.
No domínio dos posters científicos, o trabalho “Inquérito Epidemiológico de Admissão – Avaliação do Risco Infeccioso na Admissão de Doentes”, criado pelo Hospital Beatriz Ângelo (Loures), foi o premiado. A Menção Honrosa foi atribuída ao poster “O giz da enfermagem” desenvolvido pelo Centro Hospitalar Baixo Vouga.
A distinção atribuída em 2006 ao “Sistema de Logística Interna” do Centro Hospitalar do Porto, ainda em funcionamento, foi relembrada através do Prémio Memória, num ato que serviu também para homenagear Fernando Sollari Allegro, ex-presidente do Conselho de Administração daquela unidade e recentemente falecido.