A 3ª edição das Jornadas da Associação Portuguesa de Hotelaria Hospitalar (APHH) decorre a 24 e 25 de outubro na Universidade do Algarve, em Faro.
Este ano, as jornadas serão dedicadas às tendências e oportunidades no Turismo de Saúde.
Carlos Martins, do Hospital de Santa Maria, irá falar sobre as oportunidades e contrariedades deste setor do turismo no Serviço Nacional de Saúde. As competências necessárias dos profissionais de saúde e de hotelaria serão abordadas por Jorge Martins, do Hospital Particular do Algarve.
A prestação hoteleira no Turismo de Saúde será abordada por Francisco Serra, da Universidade do Algarve.
A sessão de trabalhos da manhã do dia 24 terminará com um debate moderado por João Viegas Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Turismo de Saúde e Bem-Estar.
À tarde haverá oportunidade para visitar a exposição de empresas e o Hospital de Faro. Esta última visita está limitada a 80 inscrições. Segue-se o programa cultural, com o objetivo de dar a conhecer a região e a sua gastronomia e promover a troca de experiências entre profissionais num ambiente informal. Este programa inclui uma visita ao centro histórico de Faro e ao Museu de Faro, bem como uma prova de doces algarvios.
No dia 25 serão abordados os temas da Segurança e Vigilância, Limpeza e Nutrição. Os trabalhos começarão com uma comunicação sobre o modelo da área de Segurança e Vigilância no Hospital de Santiago do Cacém. Haverá também uma comunicação sobre o serviço interno de limpeza do Hospital de Faro. O último painel da manhã será sobre a Norma Têxtil para Blocos Operatórios.
A tarde será dedicada à alimentação, com um painel sobre prevenção, tratamento e aconselhamento nutricional aos utentes do Turismo de Saúde.
Depois de, o ano passado, ter sido apresentada a candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Imaterial da Humanidade, haverá também uma comunicação sobre a sua importância na Dieta Hospitalar. Recorde-se que a candidatura portuguesa foi entregue em Paris em março do ano passado, tendo resultado de um trabalho liderado pela Câmara de Tavira. Já em maio deste ano, houve uma cerimónia de apresentação da candidatura na Assembleia da República. O processo, promovido por Portugal, foi articulado com Chipre, Argélia e Croácia. Em caso de aprovação, Portugal, Chipre, Argélia e Croácia juntam-se à Grécia, Espanha, Itália e Marrocos, países cuja dieta mediterrânica já consta da lista do Património Imaterial da UNESCO.
A tarde será dedicada à Certificação Hospitalar.
A sessão de encerramento contará com a presença de Marcelo Boeger, presidente da Sociedade Latino-Americana de Hotelaria Hospitalar, e de Jose Luis Iáñez, presidente da Asociación Española de Hostelería Hospitalaria.