Os Ministérios da Economia e do Emprego e da Saúde determinaram, através do Despacho n.º 15689/2012, publicado no dia 10 de dezembro, em Diário da República (DR), a constituição de um grupo de trabalho com o objetivo de contribuir para a estruturação do produto “Turismo de Saúde”, capaz de gerar fluxos turísticos nas vertentes médica, termal e de bem-estar, sobretudo na média e baixa estação.
No entanto, através do Despacho n.º 7560/2013, publicado hoje, dia 12 de junho, em DR, vêm proceder a alterações no que diz respeito à identificação dos elementos que integram o referido grupo de trabalho, em representação do Ministério da Saúde e da Medical Tourism Association, bem como à prorrogação por 120 dias do prazo para apresentação do plano de ação.
Deste modo, o grupo passa a ser constituído por Álvaro Fernando Santos Almeida, em representação do Ministério da Saúde, Rita Serrabulho Abecasis, em representação da Secretaria de Estado do Turismo, Eva Falcão, em representação da Direção-Geral da Saúde, Alexandre Lourenço, em representação da Administração Central do Sistema de Saúde, Rosário Costa e Teresa Ferreira, em representação do Turismo de Portugal, Gonçalo Rebelo de Almeida, em representação da Confederação do Turismo Português, Joaquim Cunha, em representação do Health Cluster Portugal e Belen de Vicente, em representação da Medical Tourism Association – Portugal.
Este grupo de trabalho desenvolverá um plano de ação para o Turismo de Saúde nas vertentes identificadas, contemplando a identificação das valências e serviços médicos que contribuam para a internacionalização da cadeia de valor da saúde e, simultaneamente, potenciem a utilização de serviços turísticos; a formatação de produtos qualificados de acordo com as melhores práticas internacionais, que sejam diferenciadores e competitivos face a destinos concorrentes; a proposta de adequação do quadro legal nacional face aos parâmetros e requisitos internacionais; a identificação dos agentes internacionais relevantes na distribuição e comercialização do produto, a identificação dos mercados alvo e a elaboração de uma proposta de promoção que consolide um branding de destino agregador do produto, bem como de parcerias internas e externas públicas e privadas, que promovam e potenciem a afirmação de Portugal como destino de Turismo de Saúde. O grupo terá também a incumbência de monitorizar a implementação do plano de ação e contribuir com propostas para a sua eficácia e eficiência, durante o primeiro ano da sua execução.
O grupo de trabalho apresentará, no prazo de 120 dias, um plano de ação, para aprovação das tutelas da Saúde e do Turismo, e elaborará relatórios de acompanhamento com periodicidade trimestral.
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