- Noticias

Conflitos de interesse nas orientações para a prática clínica

Um estudo publicado pela Mayo Clinic demonstra que a maioria das orientações clínicas para intervenções, como broncoscopias ou angioplastias, baseiam-se em evidências médicas de pouca qualidade e não solucionam os conflitos de interesses dos autores dessas investigações.
O objetivo destas orientações é, de acordo com Joseph Feuerstein et al., da Beth Israel Deaconess Medical Center, criar um guia sucinto para o diagnóstico e tratamento de problemas clínicos através da análise e compilação da investigação clínica cada vez mais abundante.
No editorial que acompanha o estudo, adianta-se que o documento demonstra que as orientações são muito variáveis no que respeita a qualidade e transparência, e alerta que a maioria das orientações em circulação não respeita os critérios definidos pelo Instituto de Medicina.
Um dos autores do editorial salienta também que deve ser prestada mais atenção aos potenciais conflitos de interesse entre os autores das orientações e os responsáveis pelo seu desenvolvimento.
Os autores do editorial informam que cerca de 80 por cento das recomendações extraídas desses guias são suportadas por evidências de estudos não aleatórios ou sem uma opinião consensual de peritos.
Os autores acrescentam que, no futuro, a elaboração destas orientações deve evoluir para recomendações mais concisas e atualizadas e para uma maior transparência na gestão de potenciais conflitos de interesse.
Mais informação aqui.