- Noticias

Nível de contaminação de estetoscópios superior ao das mãos dos médicos

Um estudo publicado no site Mayo Clinic Proceedings sugere que o nível de contaminação dos estetoscópios é substancial depois de um exame físico, comparativamente com a contaminação das mãos do médico.
O objetivo do estudo foi comparar o nível de contaminação das mãos dos médicos e dos estetoscópios e explorar o risco de transmissão cruzada de microrganismos através do uso deste dispositivo. O estudo foi conduzido entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2009 e envolveu 83 pacientes de um hospital universitário suíço.
Depois de um exame standard, quatro regiões da mão do médico, com ou sem luva, foram examinadas, bem como duas secções do estetoscópio.
os autores do estudo concluíram que, apesar de o risco de transmissão cruzada através das mãos estar estudado de forma extensa, o mesmo não acontece com dispositivos médicos como estetoscópios, esfigmomanómetros ou termómetros. No entanto, o estudo demonstrou que o diafragma do estetoscópio está tão ou mais contaminado do que a eminência tenar do médico.
Por outro lado, o estudo também conclui que o tubo do estetoscópio apresenta níveis de contaminação comparáveis e até superiores aos do dorso da mão. A contaminação ocorre, provavelmente, de forma indireta, através da manipulação com mãos contaminadas. Esta conclusão reforça, de acordo com os investigadores, a necessidade de desinfetar o tubo do estetoscópio, para além do diafragma.
Mais informação aqui.