- Noticias

Campanha de Precauções Básicas de Controlo de Infeção com adesão de 70 por cento nos hospitais

Esta foi uma das conclusões do relatório de 2013/2014 do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos.
A Campanha Nacional de Precauções Básicas de Controlo de Infeção foi lançada a 5 de maio, Dia Mundial da Higiene das Mãos, com o objetivo de maximizar o cumprimento da Norma de Precauções Básicas de Controlo de Infeção da Direção Geral da Saúde, publicada em 2012 e revista e atualizada em outubro de 2013. A segunda fase desta campanha decorre no primeiro semestre de 2015, estando prevista a realização de ações de formação, a priorização dos cinco momentos de higiene das mãos e o envolvimento das direções de serviço e enfermeiros chefes nos objetivos traçados e na adesão às ações de formação.
Entre os resultados do programa está também a implementação de um programa de apoio à prescrição antibiótica em 40 por cento dos hospitais. Entre 2012 e 2013, o consumo hospitalar de quinolonas foi reduzido em cerca de 3 por cento. No entanto, o consumo hospitalar de carbapenemes apresentou uma ligeira subida. Já do primeiro semestre de 2013 para o primeiro semestre de 2014, o consumo de carbapenemes apresentou uma redução relativa de 5 por cento. Já o consumo global de antibióticos, comparando os primeiros semestres de 2012, 2013 e 2014, teve redução relativa de 8 por cento.
Mais informação aqui.